quarta-feira, 9 de setembro de 2009

O processo de produção açucareira


A produção do açúcar era bastante complexa e envolvia muitas etapas. Em todas elas havia a utilização da mão-de-obra escrava, supervisionada, em geral, por trabalhadores livres especializados. Inicialmente o terreno era limpo com a derrubada da mata. Nesse solo desmatado, abriam-se as covas onde eram enterradas as estacas de cana para germinar. Os primeiros brotos apareciam entre 10 e 15 dias; mas a primeira safra demorava ate um ano e meio para ficar no ponto de ser colhida.
A cana era cortada, amarrada em feixes e transportada em carros de boi para a casa do engenho, onde ficava a moenda. Grandes cilindros de madeira, acionados por tração animal (engenho de trapiche) ou por força hidráulica(engenho real) moíam a cana para se extrair o caldo.
Esse caldo era fervido por horas nas fornalhas, sob a supervisão do mestre de açúcar; que acompanhava todo o processo, auxiliado por trabalhadores especializados, livres ou não.
Quando atingia o ponto certo, o melaço era posto para purgar em formas de barro, ou seja, a água era despejada lentamente sobre essas formas para clarear o açúcar, livrando-o das impurezas. Depois de purgado, os “Paes de açúcar” (assim chamados devido ao formato das formas serem igual à forma dos Paes que se fazia na época) eram separados por tipo (claro, escuro ou mascavo), triturados, encaixotados e pesados. Em seguida, eram embarcados rumo a Europa.

Engenho em Pernambuco. Desenho de Frans Post

Um comentário: