quinta-feira, 12 de novembro de 2009

A Rainha Maria Luísa de Parma segundo Goya


O Retrato de Maria Luísa de Parma é uma pintura concebida a óleo sobre tela em 1789 por Francisco de Goya, retratando a rainha D. Maria Luísa de Parma, mãe da rainha portuguesa D. Carlota Joaquina de Bourbon.
Maria Luísa surge trajando a moda da época, ao contrário dos anos posteriores em que viria a surgir em trajes de maja, o típico traje tradicional espanhol. Nesta tela o neoclassicismo dos primeiros anos de Goya é evidente, realçando os seus tradicionais fundos simples em tons oliva, destacando a personalidade retratada. O maior foco de luz na tela, incide, não sobre o rosto, mas sobre o peito de Maria Luísa.
Nenhuma outra consorte espanhola foi tão odiada, acusada ou abusada como a moralmente corrupta Maria Luisa. Teve numerosos amantes enquanto seu marido se ocupava em armar e desarmar relógios. O mais famoso dos amantes, foi Manuel Godoy apelidado “El Choricero”, chegou a ser Príncipe da Paz, serviu como Primeiro Ministro por anos. Sua paixão pelo jovem Manuel foi a causa dos vários problemas da Espanha da década de 1790 à primeira década do XIX.
Enquanto Maria Luísa governava, porque tinha um genio forte e dominava seu marido o rei, a Espanha foi presa fácil das forças de Napoleão.
Apesar disto, Maria Luísa de Parma educou os seus filhos e casou, juntamente com o marido, a sua filha primogénita, Carlota Joaquina de Bourbon com o infante João, futuro João VI de Portugal, em 1785.
Diz-se que aos 40 anos, quando já não tinha dentes, usava pérolas no lugar deles

Nenhum comentário:

Postar um comentário