quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Ao 7ºano mais brilhante da E. E .Afonso Pena

As primeiras rebeliões da colónia
As primeiras rebeliões que eclodiram na colônia não tinham a intenção de separar o Brasil de Portugal. Os colonos não se consideravam brasileiros, mas sim portugueses que morava em uma das muitas colônias que Portugal ainda possuía. Os colonos apenas queriam lutar contra a política do governo português, que tinham se tornado muito repressiva, principalmente após o domínio espanhol.

Revolta de Beckman
Maranhão, 1648.
Foi um movimento da elite insatisfeita com o monopólio da Companhia Geral do Comercio do Maranhão. Pretendia a abolição do monopólio da Companhia do Comercio e a expulsão dos jesuítas, que impediam a escravização de indígenas. Seus lideres foram Manuel e Tomás Beckman. O movimento foi sufocado pela metrópole. Tomás Beckman foi preso e Manuel Beckman condenado a forca.

Guerra dos Emboabas
Minas Gerais, 1708 e 1709.
Os paulistas, descobridores das jazidas de ouro, achavam que tinham o direito de monopolizar a exploração. Os emboabas (palavra que significa “forasteiro”) elegeram Manuel Nunes Viana para governar a região mineira. Os paulistas se revoltaram. Ocorreram vários conflitos, mas os paulistas foram derrotados. Os resultados do movimento foram a separação de São Paulo e Minas Gerais da capitania do Rio de Janeiro e a retirada dos paulistas para Goiás e Mato Grosso.

Guerra dos Mascates
Pernambuco,1710.
Conflito entre os senhores de engenho de Olinda e os comerciantes de Recife. O motivo foi a elevação de Recife á condição de vila (1710), tirando o povoamento da subordinação da Camara de Olinda. Recife saiu vitorioso do movimento, pois alem de ser mantido como vila, foi elevado á capital da capitania de Pernambuco.

Revolta de Felipe dos Santos
Vila Rica, 1720.
As razoes foram os sucessivos aumentos da opressão fiscal e administrativa da fazenda Real portuguesa, como a criação da Casa de Fundição e a proibição de circular na colônia ouro em pó ou em pepitas. O líder do movimento foi Felipe dos Santos. Os rebeldes foram derrotados e seus lideres deportados. Felipe dos Santos foi condenado a forca. Os resultados foram a criação da capitania de Minas Gerais e o funcionamento regular das Casas de Fundição.




Pintura representando a
condenação de Filipe dos Santos.